Português
AULA 6
Domingão
AULA 6
Domingão
Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca.
- E aí, cara? Vamos ao cinema?
- Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo...
- Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.
E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mano que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima seção.
Saímos de lá, comentando:
- Que filme massa!
- Maneiro mesmo!
Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, Segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão.
Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.
Márcia Paganini Cavéquia
Escola É Nossa – Português - 4º e 5º anos - Editora: Scipione
1- Como o personagem da história passou o domingo?
____________________________________________
2- O que ele resolveu fazer?
____________________________________________
3- Qual foi o convite que ele fez ao amigo?
____________________________________________
4- Eles gostaram do filme?
____________________________________________
5- Dia da semana em que o fato, narrado no texto, aconteceu:
( ) segunda-feira ( ) quinta-feira ( ) sábado ( ) domingo
6- Nome do amigo de Zeca:
( ) Marcos ( ) Mico ( ) Mano ( ) Cara
7- Quem aceitou o convite do amigo para ir ao cinema?
( ) Zeca ( ) Marcos ( ) Cara ( ) Mano
8- Qual meio de transporte utilizado pelos amigos para irem ao cinema?
____________________________________________
9- Quando Marcos pretende se divertir mais?
____________________________________________
Continuação
10:
O que aconteceu com o ônibus que os
personagens pegaram?
R:
11:
Quando os personagens chegaram ao
cinema o que constataram?
R:
12:
Nome dos dois personagens da
história.
R:
13:
Segunda pergunta feita por Marcos ao
Zeca.
R:
14:
Resposta de Zeca à segunda pergunta
de Marcos.
R:
15- Encontrem a palavra ou expressão sublinhada,
discuta com os colegas o que ela significa no texto escreva no caderno:
A) "...passei o dia todo de bode."
1- ( ) Alegre, com vontade de ir ao cinema.
2- ( ) Brincando com um bode.
3- ( ) Desanimado, sem vontade de me divertir.
4- ( ) Vestido com fantasia de bode.
B) "... resolvi bater um fio para o Zeca."
1- ( ) Telefonar.
2- ( ) Dar um fio de presente.
3- ( ) Bater nele com um fio.
4- ( ) Passar um e-mail.
C) " ..eu detesto queimar o filme com o patrão."
1- ( ) Gostar de filmes.
2- ( ) Parecer irresponsável
3- ( ) Por fogo em uma fita de filme.
4- ( ) Incendiar o cinema.
D) " ... o fim de semana de novo para eu agitar um pouco mais."
1- ( ) Ficar nervoso.
2- ( ) Ficar calmo.
3- ( ) Ficar Triste.
4- ( ) Se divertir.
E) " Estou meio para baixo."
1- ( ) Um pouco alegre.
2- ( ) Um pouco triste.
3- ( ) Um pouco sozinho.
4- ( ) Um pouco doente.
F) "E ai, cara?"
1- ( ) Alô, quem fala?
2- ( ) Ai! Machuquei meu rosto?
3- ( ) Como vai, amigo?
4- ( ) Como vai, senhor?
G) "... nós pagamos o maior mico."
1- ( ) Compramos um mico grande.
2- ( ) Passamos vergonha.
3- ( ) Pegamos um mico.
4- ( ) Pagamos mais caro.
H) "Teve um mano..."
1- ( ) Um soldado.
2- ( ) Um porteiro.
3- ( ) Um conhecido
4- ( ) Um velho.
I) Que filme massa!
1- ( ) Ruim.
2- ( ) Sem graça.
3- ( ) Bom.
4- ( ) Grande.
J) "Maneiro mesmo!"
1- ( ) Leve.
2- ( ) Legal.
3- ( ) Mineiro.
4- ( ) Ruim.
K) "...nem deu pra contar os últimos babados pro o Zeca."
1- ( ) Novidades.
2- ( ) Fofocas.
3- ( ) Saliva.
4- ( ) Roupas.
L) " Segunda-feira é dia de trampo..."
1- ( ) Roupa velha.
2- ( ) Correr.
3- ( ) Aula.
4- ( ) Trabalho.
➤ TAREFA DE CASA
1) Escreva um texto com o que você gosta de fazer aos domingos, onde gosta de ir, como se diverte e se em algum domingo você se sentiu“meio” tristes, sem vontade de se divertir, passear... Desanimado!
x
x
x
x
x
x
2) Organize do texto:
x
x
x
x
x
x
2) Organize do texto:
1: Marcos e Zeca gostaram muito do filme.
2: Marcos não gosta de dormir tarde quando vai trabalhar
no dia seguinte.
3: Marcos passou o domingo desanimado e só melhorou no
final do dia.
4: Marcos não ver a hora para
o próximo final de semana.
5:
Marcos
e Zeca assistiram a seção do filme.
( ) Domingo, eu passei o dia todo
de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca.
( ) - Eu também tava, cara. Mas já
estou melhor.
E lá fomos nós. O ônibus
atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha
começado. Teve até um mano que perguntou se a gente tinha chegado para a
próxima seção.
( ) Saímos de lá, comentando:
- Que filme massa!
- Maneiro mesmo!
( ) Mas já era tarde, e nem deu para contar os
últimos babados pro Zeca. Afinal, Segunda-feira é dia de trampo e eu detesto
queimar o filme com o patrão.
( ) Não vejo a hora de chegar o
final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.
CONTINUAÇÃO:
Linguagem formal e informal
1) Identificar, no texto "Domingão", as gírias e expressões usadas e os seus significados:
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
2) Identificar a fala de todos os personagens do texto:
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
3) Reescrever, coletivamente o texto, utilizando linguagem formal.
x
x
x
x
x
x
x
x
xx
x
x
x
x
x
x
x
x
x