AULAS

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

0

6- Texto - Domingão

Português


AULA 6
Domingão



    Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca.
    - E aí, cara? Vamos ao cinema?
    - Sei lá, Marcos. Estou meio pra baixo...
    - Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.
   E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mano que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima seção.
   Saímos de lá, comentando:
   - Que filme massa!
   - Maneiro mesmo!
    Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, Segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão.
    Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.

Márcia Paganini Cavéquia
Escola É Nossa – Português - 4º e 5º anos - Editora: Scipione

Responda de acordo com o texto:


1- Como o personagem da história passou o domingo?
____________________________________________



2- O que ele resolveu fazer? 
____________________________________________

3- Qual foi o convite que ele fez ao amigo?
____________________________________________

4- Eles gostaram do filme?
____________________________________________

5- Dia da semana em que o fato, narrado no texto, aconteceu:
(   ) segunda-feira     (   ) quinta-feira    (   ) sábado    (   ) domingo

6- Nome do amigo de Zeca:
(   ) Marcos     (   ) Mico    (   ) Mano    (   ) Cara

7- Quem aceitou o convite do amigo para ir ao cinema?
(   ) Zeca      (   ) Marcos    (   ) Cara    (   ) Mano

8- Qual meio de transporte utilizado pelos amigos para irem ao cinema?
____________________________________________
9- Quando Marcos pretende se divertir mais?
____________________________________________


Continuação


10: O que aconteceu com o ônibus que os personagens pegaram?
R: 

11: Quando os personagens chegaram ao cinema o que constataram?
R: 

12: Nome dos dois personagens da história.
R: 

13: Segunda pergunta feita por Marcos ao Zeca.
R: 

14: Resposta de Zeca à segunda pergunta de Marcos.

R: 



15- Encontrem a palavra ou expressão sublinhada, discuta com os colegas o que ela significa no texto escreva no caderno:

A) "...passei o dia todo de bode."

1- (   ) Alegre, com vontade de ir ao cinema.
2- (   ) Brincando com um bode.
3- (   ) Desanimado, sem vontade de me divertir.
4- (   ) Vestido com fantasia de bode. 

B) "... resolvi bater um fio para o Zeca."

1- (   ) Telefonar.
2- (   ) Dar um fio de presente.
3- (   ) Bater nele com um fio.
4- (   ) Passar um e-mail.  

C) " ..eu detesto queimar o filme com o patrão."

1- (   ) Gostar de filmes.
2- (   ) Parecer irresponsável 
3- (   ) Por fogo em uma fita de filme.
4- (   ) Incendiar o cinema.

D) " ... o fim de semana de novo para eu agitar um pouco mais."

1- (   ) Ficar nervoso.
2- (   ) Ficar calmo.
3- (   ) Ficar Triste.
4- (   )  Se divertir.

E) " Estou meio para baixo."

1- (   ) Um pouco alegre.
2- (   ) Um pouco triste.
3- (   ) Um pouco sozinho.
4- (   ) Um pouco doente.

F) "E ai, cara?"

1- (   ) Alô, quem fala?
2- (   ) Ai! Machuquei meu rosto?
3- (   ) Como vai, amigo?
4- (   ) Como vai, senhor?

G) "... nós pagamos o maior mico."

1- (   ) Compramos um mico grande.
2- (   ) Passamos vergonha.
3- (   ) Pegamos um mico.
4- (   ) Pagamos mais caro.

H) "Teve um mano..."

1- (   ) Um soldado.
2- (   ) Um porteiro.
3- (   ) Um conhecido
4- (   ) Um velho. 

I) Que filme massa!

1- (   ) Ruim.
2- (   ) Sem graça. 
3- (   ) Bom.
4- (   ) Grande.

J) "Maneiro mesmo!"

1- (   ) Leve.
2- (   ) Legal.
3- (   ) Mineiro.
4- (   ) Ruim.

K) "...nem deu pra contar os últimos babados pro o Zeca."

1- (   ) Novidades.
2- (   ) Fofocas.
3- (   ) Saliva.
4- (   ) Roupas.

L) " Segunda-feira é dia de trampo..."

1- (   ) Roupa velha.
2- (   ) Correr.
3- (   ) Aula.
4- (   ) Trabalho.




 ➤ TAREFA DE CASA

1) Escreva um texto com o que você gosta de fazer aos domingos, onde gosta de ir, como se diverte e se em algum domingo você se sentiu“meio” tristes, sem vontade de se divertir, passear... Desanimado!
x
x
x
x
x
x

2) Organize do texto:


1: Marcos e Zeca gostaram muito do filme.
2: Marcos não gosta de dormir tarde quando vai trabalhar no dia seguinte.
3: Marcos passou o domingo desanimado e só melhorou no final do dia.
4: Marcos não ver a hora para o próximo final de semana.

5: Marcos e Zeca assistiram a seção do filme. 

(    ) Domingo, eu passei o dia todo de bode. Mas, no começo da noite, melhorei e resolvi bater um fio para o Zeca. 
(    ) - Eu também tava, cara. Mas já estou melhor.
E lá fomos nós. O ônibus atrasou, e nós pagamos o maior mico, porque, quando chegamos, o filme já tinha começado. Teve até um mano que perguntou se a gente tinha chegado para a próxima seção.
(    )   Saímos de lá, comentando:
- Que filme massa!
- Maneiro mesmo!
(    ) Mas já era tarde, e nem deu para contar os últimos babados pro Zeca. Afinal, Segunda-feira é dia de trampo e eu detesto queimar o filme com o patrão.
(    ) Não vejo a hora de chegar o final de semana de novo para eu agitar um pouco mais.


CONTINUAÇÃO:


 Linguagem formal e informal 

1) Identificar, no texto "Domingão", as gírias e expressões usadas e os seus significados: 
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
2)  Identificar a fala de todos os personagens do texto:
x
x
x
x
x
x
x
x
x
x
3) Reescrever, coletivamente o texto, utilizando linguagem formal.  
x
x
x
x
x
x
x
x
x
xx
x
x
x
x
x
x
x
x
x
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário