AULAS

quarta-feira, 1 de março de 2017

0

8 - Gentiliza gera Gentileza

Artes 


Se você for às ruas do Rio de Janeiro e perguntar por José Datrino, certamente, a imensa maioria dos cariocas não ligará o nome à pessoa. Mas experimente procurar pela história do Profeta Gentileza e, em troca, receberá dezenas de sorrisos e lembranças.


Nascido em uma família de 11 irmãos no interior de Cafelândia, São Paulo, desde menino Datrino se destacava por seu comportamento atípico para a idade (13 anos): fazia questão de espalhar na escola e aos amigos que “tinha uma missão na Terra”.
Ele só viraria Profeta Gentileza anos depois, na década de 1960, depois do incêndio do Gran Circus Norte-Americano de Niterói (dezembro de 1961), no qual morreram mais de 500 pessoas – a maioria, crianças. No Natal daquele ano, morando no Rio, Datrino disse ter ouvido “vozes astrais” e dirigiu-se ao terreno do circo para plantar um jardim sobre as cinzas.
Ali morou por quatro anos e trabalhou como “consolador voluntário”, confortando com palavras de bondade às famílias das vítimas da tragédia. Recebeu dois apelidos: “José Agradecido” e “Profeta Gentileza”. O último prevaleceu.
Na década seguinte, Gentileza passou a percorrer as ruas da capital fluminense para levar sua palavra de amor, bondade e respeito ao próximo. Era assim em ônibus, praças, pontes, praias, calçadões e até nas apinhadas barcas da travessia Rio-Niterói. Nem todos entediam a mensagem do Profeta. Os mais exaltados o chamavam de “maluco”. Para estes, a resposta estava sempre na ponta da língua: “Sou maluco para te amar e louco para te salvar”.
Após uma rápida passagem por Conselheiro Lafaiete, Minas Gerais, Gentileza voltou ao Rio, nos anos de 1980, para dar início ao seu legado: em 56 pilastras do viaduto da Av. Brasil, entre o Cemitério do Caju e o Terminal Rodoviário do Rio de Janeiro, Gentileza preencheu muros com seus escritos sobre o mal-estar da civilização. Para uns textos proféticos, para outros, poesia, as mensagens em tons de azul, verde e amarelo nunca passaram despercebidas. Foram cantadas por músicos como Gonzaguinha e Marisa Monte, citadas em filmes, novelas e trabalhos acadêmicos.
Nos anos de 1990, um susto: os dizeres de Gentileza foram cobertos erroneamente com tinta cinza pela Prefeitura do Rio, que se desculpou. A recuperação só veio em 1999.





O tema da semana: O profeta gentileza
Falamos sobre o profeta Gentileza e o que é ser gentil para as pessoas e para o planeta. Assistimos uma re portagem sobre o profeta Gentileza, confeccionamos nossas plaquinhas para colocarmos na sala de aula. 



































Responda

1)      De acordo com o texto que era José Datrino?

2)      José Datrino virou profeta na deca de 1960. Qual era o nome dele como profeta?

3)      Por que José Datrino recebeu esse nome de Profeta Gentileza?

4)      O que aconteceu no circo e o que Datrino fez que viraria profeta?

5)      O que Datrino fazia que as pessoas o chamava de “maluco”?

6)      Aonde fica as pilastras com os painéis que Datrino pintava?


7)      Sobre o trabalho de Artes. Qual palavra você escolheu? E por que escolheu ela? 


Marisa Monte - Gentileza


Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro ficou coberta de tinta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro tristeza e tinta fresca

Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras e as palavras de gentileza

Por isso eu pergunto a você no mundo
Se é mais inteligente o livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é um circo
Amor palavra que liberta
Já dizia um profeta

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro tristeza e tinta fresca
Por isso eu pergunto a você no mundo
Se é mais inteligente o livro ou a sabedoria

O mundo é uma escola
A vida é um circo
Amor palavra que liberta
Já dizia o profeta

O que é Poema?

Poema é uma obra literária que pertence ao gênero da poesia, e cuja apresentação pode surgir em forma de versos, estrofes ou prosa, com a finalidade de manifestar sentimento e emoção.
Um poema possui extensão variável e ao longo do texto expõe temas variados em que há enredo e ação, escritos através de uma linguagem que emociona e sensibiliza o leitor.
O texto poético tem uma forte relação com a música, a arte e a beleza. A poesia presente no texto é a componente que distingue o poema. Existem vários poemas que foram convertidos em canções, porque foi acrescentada música.
Geralmente se apresenta em forma de versos e estrofes com rima e ritmo. A prosa poética tem o caráter de poesia devido ao efeito emocional provocado pela linguagem.

Fonte: https://www.significados.com.br/poema/
Responda

1)      O que é um poema?
2)      Quais são as formas que podem surgir a poesia?
3)      Um poema possui temas variados. Quais são eles?
4)      O que um poema tem que transmitir?

5)      A canção Gentileza de Marisa Monte é uma poesia. Essa poesia fala sobre qual assunto?


6)      Leia:

“ Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro tristeza e tinta fresca”

a)       Esses versos retratam um sentimento. Qual é esse sentimento?
b)      E por qual motivo foi provocado esse sentimento?

7)      A maioria das canções e poemas rimam para dar ritmo e sintonia à poesia. Pense e escreva três palavras que rimam:

a)       Dia:
b)      Trabalho:
c)       Pão :

Tarefa de Casa


1)      Agora que você já conhece o que é poesia. Pesquise um poema, verso, prosa ou canção que você goste e copie no caderno. Não esqueça de colocar o título e o autor. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário